O início da pandemia da Covid-19 e a necessidade de quarentena levaram muitas pessoas para o home office. Apesar da retomada aos poucos, algumas empresas aderiram, até mesmo de forma definitiva, ao modelo de trabalho em casa. Essa nova forma de trabalhar tem preocupado a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Em entrevista ao Portal Uol, o presidente da entidade, Alexandre Fogaça, relatou que as queixas de dores na lombar, cervical e dorsal têm aumentado de forma significativa. Segundo Fogaça, diversos fatores colaboraram para o aparecimento do desconforto, como a interrupção de uma rotina de atividades físicas, a ausência de móveis e ambiente propícios para o trabalho, o estresse e até mesmo as tarefas de casa. 

Está trabalhando em casa? Confira 5 dicas para evitar as dores nas costas no home office: 

  • Escolha uma cadeira ergonômica e adapte mesa e cadeira para ficar sentado com o quadril a 90 graus e pés apoiados;
  • Não exceda o tempo de trabalho;
  • Faça intervalos a cada 1h30min;
  • Adapte o computador para ficar na altura dos olhos;
  • O teclado e o mouse devem ficar na altura do cotovelo dobrado.

É importante lembrar que as dores nas costas podem ser evitadas, mas caso persistam ou apareçam em momentos de repouso, como na hora de dormir, é sempre necessário procurar um médico para um diagnóstico.

Precisando de uma pausa? Não esqueça de alongar-se. Exercícios simples, que podem ser feitos no seu home office, ajudam a aliviar a tensão das costas, melhorar a postura e evitar dores. Confira alguns:

  • Para aliviar a tensão dos ombros: sente-se em uma cadeira com a postura ereta e incline a cabeça para o lado. Mantenha uma mão segurando a cabeça por 20 segundos. Repita o movimento para o outro lado;
  • Para aliviar o pulso: estique o braço com a mão para a baixo e com a outra mão puxe os seus dedos para baixo por 20 segundos; 
  • Para soltar a musculatura e a tensão das costas: entrelace as mãos e estique o corpo para frente por 20 segundos;
  • Para aliviar a lombar e o ciático: cruze uma perna e estique o corpo para frente com as mãos estendidas ao lado do corpo, por 20 segundos para cada perna.

Fonte: Portal Uol e Revista Exame

 

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Colete Putti Baixo e Colete Putti Longo

O Colete Putti Baixo Kestal e o Colete Putti Longo Kestal foram anatomicamente desenvolvidos para proporcionar estabilização e segurança à coluna lombar durante o tratamento de patologias na coluna vertebral. 

Educador postural

O Educador Postural Kestal auxilia na educação da postura de maneira confortável e eficaz, reduzindo dores e desconforto na região das costas e nos ombros. É unissex, facilmente ajustável ao seu tamanho, alivia a tensão, o peso dos ombros e o estresse. Ideal para usar durante o home office. 

Faixas abdominal

A Faixa Abdominal Kestal auxilia na correção da postura, no suporte da coluna dorso-lombar e na recuperação de pós-operatório. Também previne dores e lesões durante a prática de esportes que exigem maior esforço da região do tórax e abdômen.

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