Pessoas ficam mais suscetíveis a lesões quando praticam atividades físicas sem o acompanhamento profissional. É importante o acompanhamento, principalmente se for sedentário, tiver histórico familiar ou alguma doença crônica.

Além disso, montar um treino específico para você faz com que suas necessidades e limitações pessoais sejam respeitadas, ressaltando os pontos bons e gradativamente fortalecendo aqui é preciso.

Rodrigo Freitas, médico ortopedista e especialista em medicina do esporte, ressalta que cada pessoa deve buscar um treino específico. “Exercícios são como remédios. Não são feitos para todo mundo. Há uma individualidade para cada tipo de exercício, a cada pessoa”, destaca. “É importante que o profissional verifique com cada pessoa a velocidade ideal do movimento, a postura correta, como o exercício está sendo realizado”.

Quer saber as respostas para as dúvidas mais comuns?

A avaliação médica é só para atletas?

A avaliação médica é necessária para todos aqueles que praticam algum esporte, seja ele amador, profissional, competitivo ou de forma puramente recreativa nos fins de semana ou em períodos específicos do ano.

Qual a frequência que devemos procurar o acompanhamento?

A princípio, um check-up anual está de bom tamanho. Mas o seu corpo fala, e se estiver dando sinais de stress, como dores no peito, falta de ar, fadiga muscular repentina: algo está errado e é hora de procurar um especialista.

Quais são as lesões mais comuns?

De acordo com o especialista, exercícios sem acompanhamento podem agravar problemas como hérnias de disco. As lesões no joelho, advindas da prática de atividades físicas, também são comuns, principalmente devido ao excesso de peso durante os agachamentos.

Fonte: Estadão/Albert Einstein

Para prevenir, ou combater as lesões mais comuns de joelho, a Kestal possui a Joelheira Sensi Knee. Ela foi projetada para proporcionar estabilidade e segurança na prática esportiva e atividades do dia a dia. Atuando na prevenção e recuperação de lesões musculares, entorses, tendinites, entre várias outras, é produzida com material diferenciado de alta tecnologia e ultra resistente. Os suportes em elastômero inferior e superior guiam e estabilizam o tendão patelar durante o movimento. Seu design anatômico proporciona alívio da dor graças ao elemento funcional dos pontos de pressão. Nas laterais os suportes dão estabilidade e firmeza aos movimentos do joelho.

Quer saber mais sobre a sua saúde?

Acompanhe nossas redes sociais: